5 benefícios que pessoas com doenças crônicas ainda desconhecem

PUBLICIDADE

As pessoas desde a mais tenra idade adotam o conceito e a ideia de que doença esteja relacionada com dor, tristeza, desconforto e angústia, especialmente quando se trata de doenças fatais ou arriscadas. Entretanto, muitas doenças causam certos resultados considerados benéficos.

1. Doença de Huntington: protege do câncer

A doença de Huntington é um tipo de transtorno neuropsiquiátrico e genético que não tem cura. Caracteriza-se pela degradação contínua de certas áreas do cérebro, o que prejudica seriamente as células nervosas e, eventualmente, resulta em conseqüências graves, resultando na diminuição da função cognitiva e desordens psiquiátricas.

Por outro lado, estudos científicos recentes realizados na Suécia por um grupo de médicos mostraram que, de certa forma, a doença de Huntington protege contra o câncer. O estudo vem se desenvolvendo há 40 anos e mais de 1500 pacientes participaram, apresentando números muito inferiores aos saudáveis ​​em termos de risco de câncer. A doença elencada é uma das mais terríveis árduas e a grande maioria dos pacientes com diagnóstico de malignidade comete suicídio

2. Anemia falciforme: protege da malária

A anemia falciforme, mais conhecida como anemia falciforme, é a forma mais comum de doença nas células falciformes e também a mais grave. Esta doença afeta a hemoglobina no sangue e molda os glóbulos vermelhos em forma de foice, tendo assim uma vida útil muito mais curta. Curiosamente, notou-se que as moléculas alteradas por esse tipo de anemia defendem dos parasitas que causam a malária.

3. Mau de Urbach Wiethe: faz perder o medo de tudo

Pouco é realmente conhecido sobre a doença, mas é caracterizado por causar um espessamento complexo nos tecidos da pele e do cérebro, além de danificar a amígdala no cérebro.

Como resultado de dano bilateral às tonsilas cerebrais, os pacientes apresentam intensas alterações nos processos cognitivos, apresentando grandes alterações no nível psíquico e emocional. A evidência é a total ausência de expressão facial para estímulos. Numerosos estudos foram desenvolvidos sobre esta doença desde quando os cientistas Erich Urbach e Camillo Wiethe descobriram em 1929.

4. Hyperthesia: fornece uma memória absoluta

É um distúrbio neuropsicológico caracterizado por uma memória extremamente eficaz em termos de história pessoal que consiste em um aumento anômalo na capacidade de memorização. O distúrbio afeta o núcleo caudado e o lobo temporal, duas regiões do cérebro diretamente relacionadas ao controle da memória e da informação armazenada no cérebro.

5. Síndrome Savant: cria um gênio

Também conhecida como a síndrome do sábio, é uma doença que “afeta” pacientes que já sofrem de várias deficiências mentais, incluindo o autismo, mas causa um desenvolvimento de alta na capacidade da mente.

Os pacientes excepcionais que sofrem desse distúrbio têm uma capacidade única de cálculo, matemática, linguagem e muitos outros conhecimentos, o fato é que com o tempo também resulta em lesões no sistema nervoso central. Embora não possamos realmente explicar como ou por que isso acontece, os pacientes parecem ter conhecimento inexplicavelmente desenvolvido que, mesmo que não possam explicar de maneira prática ou teórica.

 

Deixe um comentário